sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Mais segurança, maior valor pago por hora, menor permanecia nas plataformas





A ANP (Agência Nacional de Petróleo) projeta que novas regras de segurança operacional deverão ser definidas até a metade do ano que vem. As discussões já foram iniciadas e terão como base o acidente com a plataforma da BP (British Petroleum), que resultou no maior vazamento de óleo da história do planeta.

"Isso está sendo discutido, e na minha opinião, teremos algumas mudanças na regulação de segurança operacional. Não só aqui no Brasil. Isso é uma tendência mundial", afirmou o chefe de gabinete do diretor-geral da ANP, Luis Eduardo Duque Dutra, que participou do 13º Congresso Brasileiro de Energia, no Rio. Ele, no entanto, não detalhou as propostas que estão sendo apresentadas.

A segurança operacional é uma das principais preocupações relativas à exploração na camada pré-sal, segundo Dutra. Para ele, os padrões de segurança na indústria petrolífera serão ainda mais exigentes. "Assim como a aviação e a energia nuclear, o padrão ultraprofundo vai ser de risco zero", opinou.

Haverá efeito nos custos da indústria, com aumento de seguros e das horas pagas aos trabalhadores, com inflação nos serviços. Outra tendência, acrescentou, é que haja cada vez menos trabalhadores, com permanência cada vez menor nas plataformas.

Fonte: ANP

Nenhum comentário:

Postar um comentário