sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Mais segurança, maior valor pago por hora, menor permanecia nas plataformas





A ANP (Agência Nacional de Petróleo) projeta que novas regras de segurança operacional deverão ser definidas até a metade do ano que vem. As discussões já foram iniciadas e terão como base o acidente com a plataforma da BP (British Petroleum), que resultou no maior vazamento de óleo da história do planeta.

"Isso está sendo discutido, e na minha opinião, teremos algumas mudanças na regulação de segurança operacional. Não só aqui no Brasil. Isso é uma tendência mundial", afirmou o chefe de gabinete do diretor-geral da ANP, Luis Eduardo Duque Dutra, que participou do 13º Congresso Brasileiro de Energia, no Rio. Ele, no entanto, não detalhou as propostas que estão sendo apresentadas.

A segurança operacional é uma das principais preocupações relativas à exploração na camada pré-sal, segundo Dutra. Para ele, os padrões de segurança na indústria petrolífera serão ainda mais exigentes. "Assim como a aviação e a energia nuclear, o padrão ultraprofundo vai ser de risco zero", opinou.

Haverá efeito nos custos da indústria, com aumento de seguros e das horas pagas aos trabalhadores, com inflação nos serviços. Outra tendência, acrescentou, é que haja cada vez menos trabalhadores, com permanência cada vez menor nas plataformas.

Fonte: ANP

Plataformas de petroleo terão caixa preta











Conhecida por fabricar turbinas, a americana GE está desenvolvendo tecnologias para a indústria petrolífera que poderão ajudar a desenvolver o pré-sal brasileiro. Entre as novas invenções, uma caixa preta para as plataformas guardarem informações mesmo após acidentes, tal como na indústria aeronáutica.

Presidente mundial da GE para Óleo e Gás, Claudi Santiago, afirmou que a empresa está desenvolvendo uma nova geração de blowout preventers, válvulas que fecham e abrem os poços. A tecnologia usada na aviação será adaptada, segundo ele, aos poços de petróleo.

Dados sobre temperatura, pressão, corrosão de tubos, compressão de gás, entre outros, serão armazenados na caixa preta. "Teremos uma nova geração de blowout preventer", afirmou.


Segundo o diretor mundial da área de pesquisas da GE, Mark Little, a iniciativa partiu após o acidente de 20 de Abril no golfo do México.

Já dizia meu professor Peixoto " precisa morrer gente pra melhorar".

Fonte: Portal IG
http://economia.ig.com.br/plataformas+terao+caixa+preta+para+explorar+petroleo/n1237823941632.html