segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Rio ganha simulador de guindaste portuário e off-shore



A Virtualy, empresa especializada em simuladores, inaugura no dia 9 de dezembro (quinta-feira), às 16h, na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, Cidade Universitária – Ilha do Fundão, o primeiro Centro de Simulação de Guindastes Portuário e Offshore desenvolvidos com tecnologia totalmente nacional. O Centro será o primeiro desta categoria no Brasil e vai funcionar como ambiente de treinamento para operações em guindastes de bordo, portainer, ponte rolante e caminhões. Os simuladores estarão disponíveis para empresas, escolas e pessoas físicas, interessadas em locar os equipamentos para treinamento de mão de obra qualificada.

O centro terá dois simuladores com projeção em cave (caverna digital) e duas estações de mesa para operação a partir de monitores interligados, os dois formatos servem como base para operar diferentes modelos de guindastes. Os simuladores apresentam situações que podem ser vivenciadas durante o exercício da função, como procedimentos padrões de manipulação da carga, carga e descarga de navio, condicionamento em situações de emergência e condições adversas de clima, entre outros.

O treinamento no ambiente portuário e offshore é importante, principalmente, para garantir segurança e agilidade nas operações, reduzir custos e aumentar a produção, já que os treinamentos não precisam mais serem feitos no próprio equipamento real ou fora do Brasil, como atualmente acontece.

A tecnologia comercializada pela Virtualy foi desenvolvida no Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia - LAMCE/COPPE. Os simuladores funcionam a partir de uma réplica de cabine com todos os comandos ativos integrados a um sistema de visualização avançado. O cenário virtual em 3D, que pode ser projetado em cave ou em monitores interligados, simula sons e condições meteorológicas em tempo real. Os cenários são reproduções do ambiente de portos brasileiros, entre eles o porto de Santos e do Rio de Janeiro, Portocel Espírito Santo.


A Samplling Planejamento, empresa de treinamentos, é parceira da Virtualy e será a primeira empresa a utilizar os simuladores do Centro de Simulação de Guindastes Portuários e Offshore para cursos de treinamento.

Por meio de um consórcio entre a Universidade de Genova, na Itália, e a Coppe/UFRJ, a tecnologia desenvolvida na COPPE e hoje comercializada pela Virtualy, foi fornecida para treinamento de operações em portos italianos. Um simulador de porteiner opera no Porto de Caliari, na Sardenha, e um simulador de caminhão de operações portuárias para treinamento, no Porto de Genova.

A tecnologia em simulação da Virtualy tem Atestado de Exclusividade de Produção Nacional, emitido pela ABINEE - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica. O atestado certifica que apenas a Virtualy produz essa tecnologia em série no Brasil. A mesma base tecnológica usada nos simuladores offshore é usada no desenvolvimento outros modelos de simuladores que atendem o setor da construção civil, portuário, mineração e aviação.


Modelos de simulador de guindastes:

SIMCRANE - SIM32 (Guindaste de Bordo) O SIM32 é um simulador de guindaste para o treinamento de operações em equipamentos do tipo de Bordo. O guindaste de bordo é um equipamento utilizado nos navios que se destinam à operação de embarque e desembarque de contêiner e cargas.

SIMCRANE - SIM40 (Portainer) O SIM40 é um simulador de guindaste para o treinamento de operações em equipamentos do tipo Portainer, equipamento destinado à operação de embarque e desembarque de contêiner.

SIMCRANE - SIM35 (Ponte Rolante) O SIM35 é um simulador de guindaste para o treinamento de operações em equipamentos do tipo Ponte Rolante.

SIMCRANE - SIM Offshore - O SIMOffshore é um simulador de guindaste para o treinamento de operações em equipamentos do tipo Offshore.

SIMTRUCK - Um simulador de caminhão para o treinamento de mão de obra especializada. Este equipamento se adapta, também, a treinamento de reach stacker, empilhadeira de grande porte.


Fonte:
http://g1.globo.com

Click macaé para verificar vagas


Bom dia a todos

Hoje passarei mais um bizu importante pra quem esta a procura de uma vaga de emprego na área Off-shore.
O portal click-macaé que é um dos mais importantes da área possui um numero relevante de vagas e todas são verdadeiras, deferente de sites que tem um numero duvidoso de vagas.

o Link é:

http://www.clickmacae.com.br/home.asp

Agora para vc visualizar as vagas é necessário um cadastro.
Primeiro mês é grátis, mas após isso eles cobram uma taxa.
Mas cadê o bizu que vc falou?
Esta aqui galera, uma comunidade no orkut que libera o acesso, sacou?

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=107838753