terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vende-se plataforma de petróleo com vista para o mar, 20 cômodos e sem vaga na garagem

A Huldra possui um desenho bastante moderno, já que entrou em funcionamento em 2001 (AFP, Kjetil Alsvik)

OSLO — "Vende-se uma plataforma em bom estado. Vinte cômodos, vista panorâmica para o mar, amplo espaço para helicóptero", afirma o anúncio que pretende vender a plataforma petroleira Huldra, em pleno coração do Mar do Norte, ao preço módico de uma coroa (13 centavos de euro).

Para se desfazer da instalação que em breve ficará sem uso, já que o poço de petróleo que explorava está seco, a empresa petroleira norueguesa Statoil colocou a Huldra à venda nesta terça-feira em um anúncio imobiliário dos mais tradicionais.

O anúncio acrescenta que a plataforma não dispõe de vaga de garagem.

"Para chegar, é preciso pegar um barco, a oeste de Bergen, em direção ao alto-mar".

O preço cobrado é simbólico porque o futuro proprietário terá de assumir os custos do deslocamento.

Com um desenho bastante moderno, já que entrou em funcionamento em 2001, a Huldra poderá interessar outras empresas petroleiras, segundo a Statoil, que não descarta que as instalações podem ser utilizadas com outros fins.

O desmantelamento das imensas plataformas offshore representa uma dor de cabeça para a indústria petroleira devido às rígidas normas ambientais para estas operações.

Fonte: http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5hUZUXUYGSnqZwnbApOjBjqNKkF9Q?docId=CNG.844e55db6da86d8e0291c63f3f56cd3d.6c1